sexta-feira, 17 de novembro de 2017




MOVIMENTE-SE COM SAÚDE

Olá pessoal! Hoje queremos apresentar para vocês um projeto que estamos desenvolvendo na unidade que atuamos. Esperamos que gostem :) 

INTRODUÇÃO
A Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1946 conceituou saúde como sendo “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença e de enfermidade”.
Apesar do conceito já formulado há algum tempo, ainda é visto principalmente em serviços de saúde, que a população está cada vez mais dependente de medicamentos, para situações que seriam preveníeis através de atividades simples, e principalmente prazerosas. Diante disso se faz importante a formulação de estratégias que estejam voltadas para promoção de saúde. De acordo com a OMS:
 [...] a promoção da saúde é o processo que empodera as pessoas, tanto no sentido de melhoria como de controle de sua saúde [...]. A saúde é, portanto, vista como recurso para o dia a dia, não como objetivo do viver. É um conceito positivo, que enfatiza recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Sendo assim, promoção da saúde não é apenas responsabilidade do setor da saúde, indo além de um estilo de vida saudável, rumo ao bem-estar.
Dessa forma, apesar de ser algo que deve estar presente em todos os níveis de saúde, tem-se na atenção básica uma base de extrema importância para formulação de estratégias da promoção da saúde, reforçando os princípios do SUS, especialmente o da integralidade na atenção à saúde e o da participação social (HEIDEMANN; WOSNY; BOEHS, 2014).
Uma das estratégias que se pode estar incluindo na rotina de Unidades Básica de Saúde (UBS), é a criação de grupos. O foco dos grupos pode ser variado: esclarecedores, de aprendizado, informativos, terapêuticos, de ajuda mútua, geradores de renda, motivacionais, de aprendizado dos conhecimentos culturais locais, analíticos, de autoajuda, de treinamento; tendo como algo em comum, propiciar o aumento do grau de autonomia de suas ações e do autocuidado para melhora da qualidade de vida dos participantes (STAGGEMEIER, 2017).
Assim, as residentes do programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, com atuação na Unidade Básica de Saúde Vereador Durval Costa, reconhecendo as demandas do território que atuam, propuseram a criação deum grupo voltado para a prática de exercícios físicos e dicas sobre a alimentação saudável.

PRIMEIROS PASSOS
 A equipe multiprofissional (assistente social, dentista, enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga), se reuniu para definir o nome do grupo, após algumas ideias, surgiu o “Movimente-se com saúde”. Em seguida, foi definido um dia da semana para realizar os encontros, que seriam na quinta-feira, ás 6h da manhã, com duração de 1 hora.
Com relação a quantidade de dias para os encontros, foi pensado no máximo duas vezes na semana. Porém, primeiramente foi preferível a escolha de acontecer um dia na semana, como forma de estimular a prática do exercício físico, já que poderiam haver pessoas que não praticavam nenhum exercício, criando dessa forma, um interesse pela atividade e consequentemente, para que partisse dos próprios participantes a vontade de continuar com o exercício em outros dias.
Em seguida foi escolhida a data do dia 14.09.2017 para início do grupo. A partir disso, começou-se a divulgação em salas de espera e atendimentos individuais.
As atividades propostas para o grupo foram: aferição de peso e altura; verificação de pressão arterial antes e depois do exercício; prática de exercício físico e dicas de alimentação saudável.
Após a realização de alguns encontros, os próprios participantes sentiram a necessidade de acrescentar mais um dia na semana. Hoje, os encontros são realizados nas terças e quintas.

OBJETIVOS DO GRUPO
Movimentar-se é fundamental para o corpo e para a mente. Além de prevenir doenças, principalmente ligadas ao excesso de peso, como a hipertensão e a diabetes, o exercício regular desencadeia uma série de adaptações fisiológicas, psíquicas e sociais que proporcionam efeitos benéficos a saúde (ROCHA, 2016).
Aa importância de aliar a atividade física e alimentação saudável como uma das formas de proporcionar bem-estar físico e mental, o grupo Movimente-se com Saúde visa proporcionar melhora na qualidade de vida e capacidade funcional para as atividades de vida diária através de exercícios livres, isto é, sem carga extra apenas o peso do próprio corpo, ou a partir de exercícios com equipamentos simples e adaptados (cabo de vassoura e garrafa pet, por exemplos). São realizados alongamentos, exercícios que favorecem força e resistência do modo que facilitam atividades simples e importantes do dia-a-dia, como subir degraus ou agachar-se.
Além disso, ao final dos exercícios, há uma conversa com os participantes a respeito da alimentação. A conversa baseia-se através de dúvidas levantadas pelos próprios participantes, bem como são repassadas receitas que podem ser incluídas no dia-a-dia dos mesmos. Procura-se desmistificar a ideia de que o comer saudável resume-se a restrições, alimentos milagrosos, dietas da moda, ou ‘passar fome’; além disso mostrar que assim como o conceito de saúde, a alimentação está ligada com fatores culturais, sociais e que cada individuo possui suas particularidades.
Enfatiza-se que nós residentes somos apensas mediadores, nosso objetivo maior é que haja interação entre todos do grupo, havendo principalmente troca de conhecimentos, promover a corresponsabilização do cuidado, autonomia dos sujeitos, e que a criação do grupo não seja algo pontual, mas sim contínuo.


REFERÊNCIAS

HEIDEMANN, I.T.S.B; WOSNY, A.M; BOEHS, A.E.B. Promoção da Saúde na Atenção Básica: estudo baseado no método de Paulo Freire. Ciênc. saúde coletiva vol.19 no.8 Rio de Janeiro, 2014.


ROCHA, G. Dia Mundial da Atividade Física – Movimentar o corpo é fundamental para a saúde. Ministério da saúde: blog da saúde, 2016.

STAGGEMEIER, C. Os grupos na atenção básica à saúde. Rede Humaniza SUS. Rio Grande do Sul, 2017.


World Health Organization. Constitution of World Health Organization. Geneva; 1946, v.3.

World Health Organization – WHO. Milestones in Health Promotion Statements from Global Conferences. WHO; 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário